Editais


Universidade Federal de São Paulo
Pró-Reitoria de Graduação - Programa de Educação Tutorial
Escola Paulista de Medicina - PET Tecnologias


Edital n° 10 de 13 de novembro de 2017


PROCESSO DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET TECNOLOGIAS


1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1- O Programa de Educação Tutorial (PET) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), sob gestão do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM), é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, organizados em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada.
 
1.2- As atividades serão desenvolvidas em acordo com a projeto do grupo PET Tecnologias – EPM/UNIFESP "Formação Ampliada e Interdisciplinar em Ciências Exatas para Estudantes da Área da Saúde. Esta proposta pretende contribuir para o enfrentamento do desafio de ensinar, discutir, refletir e divulgar temas ligados às áreas tradicionais do conhecimento como Física, Química, Matemática e Computação de uma maneira inovadora entre estudantes da área da Saúde e a comunidade, usando como temática o funcionamento do corpo humano. Serão realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando uma abordagem interdisciplinar com o uso de tecnologias e metodologias de apoio à aprendizagem e de divulgação do conhecimento contemporâneas.

1.3- O aluno bolsista do grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor compatível com a política nacional de Iniciação Científica.

1.4- Os alunos bolsistas e voluntários (não bolsistas), após o tempo mínimo de 6 (seis) meses de participação efetiva e comprovada no programa, farão juz a um certificado em modelo nacional adotado pelo MEC correspondente ao período de participação no grupo, emitido pela Universidade.

1.5- As recomendações do Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial (portal.mec.gov.br › PET) constituem parte integrante deste Edital, na medida que apresentam o programa e orientam os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios. Recomenda-se sua leitura para conhecimento destas informações.

1.6- As atividades do programa preenchem os requisitos para serem incluídas como atividades complementares dos cursos de graduação.

1.7 A partir deste edital, as incrições estão abertas para todos os alunos da Escola Paulista de Medicina, uma vez que o projeto pode ser desenvolvido por alunos de todos os cursos de graduação da EPM, assim como suas atividades de extensão podem ser incluídas em sua estrutura curricular.

2. DAS VAGAS E INSCRIÇÕES


2.1- Serão oferecida(s)  6 (seis) vaga(s) para voluntário(s) (não bolsistas).

2.2- As inscrições serão realizadas no período de
 13 de Novembro à 10 de Dezembro de 2017. A inscrição será efetivada após:
a. Preenchimento e submissão da Ficha de inscrição, disponibilizada no site http://pet-tecnologias.blogspot.com.br/
b1. Submissão do histórico escolar, obtido pela intranet, via e-mail para pet.tecnologias@unifesp.br.
b2. Alunos ingressantes em 2017 (que ainda não possuam histórico) devem encaminhar cópia do comprovante de matrícula via email para pet.tecnologias@unifesp.br.

3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1- Para inscrição no processo de seleção, o(a) candidato(a) deverá estar devidamente matriculado em um dos cursos de graduação da EPM, a saber:
a. Curso de Tecnologia Oftálmica
b. Curso de Tecnologia em Radiologia
c. Curso de Tecnologia em Informática em Saúde
d. Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica (Biomedicina)
e. Curso Fonoaudiologia
f. Curso de Medicina

4. DOS REQUISITOS PARA EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA


4.1- Ter sido aprovado no processo de seleção.

4.3- Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do grupo PET.

4.3- No caso dos bolsistas, não acumular bolsa de outro programa ou projeto, exceto as bolsas de caráter sócio-econômico.

4.4- Entregar toda a documentação necessária no prazo estabelecido pela Coordenação do grupo PET.


5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1- Os inscritos serão classificados obedencendo a análise do(a):
a. Histórico escolar, com preferência para estudantes com bom desempenho geral comprovado pelo coeficiente de rendimento acadêmico (CR). No caso de alunos ingressantes em 2017 sem histórico, classificação e desempenho (nota) no SISU;
b. Carta de justificativa apresentada no ato da inscrição;
c. O processo seletivo ocorrerá na semana de 11 a 15 de dezembro, quando o(a) candidato(a) será arguido(a) pela Comissão de Seleção a respeito dos seus interesses, expectativas e competências para participar do PET e terá sua capacidade de expressão oral avaliada. As atividades do programa serão discutidos durante o processo seletivo, para isso, a Leitura do Manual de Orientações Básicas é ferramenta importante e necessária.

6. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO


6.1- A Comissão de Seleção será presidida pela Tutora do Grupo PET Tecnologias e terá a participação de pelo menos mais dois docentes ou técnico-administrativos do quadro permanente do UNIFESP, além de um discente representante dos alunos do programa.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1- Informações detalhadas sobre o funcionamento e atividades a serem desenvolvidas no grupo PET Tecnologias e esclarecimento de dúvidas a respeito do Programa e do Processo de Seleção podem ser obtidas em
 http://pet-tecnologias.blogspot.com.br/, Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial e pelo email pet.tecnologias@unifesp.br.

7.2- O presente edital terá validade de 6 (seis) meses a partir da divulgação dos resultados finais, cabendo à Coordenação do grupo PET Tecnologias, uma vez homologado pela Pró-Reitoria de Graduação, a decisão de chamar mais candidatos aprovados, obedecendo a ordem de classificação no processo de seleção, de acordo com as necessidades do grupo e interesse do candidato convocado.

7.3- O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de aluno bolsista, conforme preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição: participação nas reuniões do PET, envolvimento nas atividades e apresentar bom rendimento acadêmico.


São Paulo, 13 de novembro de 2017

Grupo PET Tecnologias


Nenhum comentário:

Postar um comentário