Editais

                            

           

Universidade Federal de São Paulo
Pró-Reitoria de Graduação - Programa de Educação Tutorial
Escola Paulista de Medicina - PET Tecnologias em Saúde

Edital n°19 de 30 de Junho de 2023


PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E NÃO-BOLSISTAS (VOLUNTÁRIOS)

PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET TECNOLOGIAS EM SAÚDE

CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

 

 

1. INFORMAÇÕES GERAIS


1.1- O Programa de Educação Tutorial (PET) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) é um programa acadêmico direcionado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação, organizados em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada.

1.2- As atividades serão desenvolvidas em acordo com o projeto do grupo PET Tecnologias em Saúde – EPM/UNIFESP "Formação Ampliada e Interdisciplinar em Ciências Exatas para Estudantes da Área da Saúde, aprovado pelo MEC. Esta proposta pretende contribuir para o enfrentamento do desafio de ensinar, discutir, refletir e divulgar temas ligados às áreas tradicionais do conhecimento como Física, Química, Matemática e Computação de uma maneira inovadora entre estudantes da área da Saúde e a comunidade, usando como temática o funcionamento do corpo humano. Serão realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando uma abordagem interdisciplinar com o uso de metodologias de apoio à aprendizagem e de divulgação do conhecimento contemporâneas.

1.3- As inscrições estão abertas para todos os estudantes da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem, regularmente matriculados nos cursos de graduação do Campus São Paulo.

1.4- As atividades do programa preenchem os requisitos para serem incluídas como atividades complementares dos cursos de graduação da Unifesp e suas atividades extensionistas podem ser incluídas na curricularização das ações de extensão na graduação.

1.5- O estudante bolsista do grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor compatível com a política nacional de Iniciação Científica.

1.6- Os estudantes bolsistas e não-bolsistas (voluntários), após participação efetiva e comprovada no programa, farão jus a um certificado em modelo nacional adotado pelo MEC correspondente ao período de participação no grupo, emitido pela Universidade ou pelo Tutor.

1.7- As recomendações do Manual de Orientações Básicas (MOB) do Programa de Educação Tutorial (http://portal.mec.gov.br/pet/manual-de-orientacoes) constituem parte integrante deste Edital, na medida que apresentam o programa e orientam os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios. Recomenda-se sua leitura para conhecimento destas informações e dos critérios para participação no programa.


2. DAS VAGAS E INSCRIÇÕES 

2.1- Serão oferecidas 2 (duas) vagas para bolsistas e 6 (seis) vagas para voluntários (não bolsistas), sendo reservadas 2 (duas) vagas para alunos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e alunos com deficiência. Existe a possibilidade de disponibilização de mais vagas para bolsistas, considerando os critérios descritos no item 7-3 deste edital.

2.2- As inscrições serão realizadas no período de 03 de Julho à 06 de Agosto de 2023. A inscrição será efetivada após:

a. Preenchimento e submissão da Ficha de inscrição, disponibilizada no site http://pet-tecnologias.blogspot.com/

b. Submissão do comprovante de matrícula e histórico escolar, obtido pela intranet, via e-mail para pet.tecnologias@unifesp.br.


3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1- Para inscrição no processo de seleção, o(a) candidato(a) deverá estar devidamente matriculado em um dos cursos de graduação do Campus São Paulo (EPM e EPE), a saber:

a. Curso de Tecnologia Oftálmica

b. Curso de Tecnologia em Radiologia

c. Curso de Tecnologia em Informática em Saúde

d. Curso de Biomedicina

e. Curso de Fonoaudiologia

f.  Curso de Medicina

g. Curso de Enfermagem

 

4. DOS REQUISITOS PARA EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

4.1- Ter sido aprovado no processo de seleção.

4.2- Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do grupo PET.

4.3- No caso dos bolsistas, não acumular bolsa de outro programa ou projeto, exceto as bolsas de caráter sócio-econômico.

4.4- Entregar toda a documentação necessária no prazo estabelecido pela Coordenação do grupo PET.



5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1- Os inscritos serão classificados obedecendo a análise do(a):

a. Histórico escolar, com preferência para estudantes com bom desempenho geral comprovado pelo coeficiente de rendimento acadêmico (CR), notas no SISU/Vestibular e/ou desempenho em Unidades Curriculares;

b. Carta de justificativa apresentada no ato da inscrição através de formulário apropriado;

c. Participação e desempenho nas etapas do processo seletivo a serem realizadas no período de 08/08/2023 à 22/08/2023.

5.2- No período do processo seletivo, os candidatos serão arguidos pela comissão de seleção a respeito dos seus interesses, expectativas e competências para participar do PET, participarão de oficinas e dinâmicas para avaliação de suas habilidades e competências acadêmicas e realizarão atividades individuais e coletivas para produção de projeto previamente definido.

5.3- As etapas do processo seletivo serão realizadas presencialmente, exigindo a participação do candidato em todas as atividades realizadas durante o período do processo seletivo.

5.4- Somente serão classificados os(as) candidatos(as) que participarem de todas etapas do processo seletivo.

5.5- Para o bom desempenho no processo seletivo recomenda-se fortemente a Leitura do Manual de Orientações Básicas (MOB), publicado em 2006 e disponível para download no portal do PET-MEC.

5.6- Candidatos que já tenham participado do PET como bolsistas só podem concorrer às vagas de voluntários (não-bolsistas).

 

6. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

6.1- A Comissão de Seleção será presidida pelo Tutor do Grupo PET Tecnologias em Saúde e terá a participação de pelo menos mais dois docentes ou técnico-administrativos do quadro permanente do UNIFESP, além de pelo menos um discente representante dos alunos do programa.

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1- Informações detalhadas sobre o funcionamento e atividades a serem desenvolvidas no grupo PET Tecnologias em Saúde e esclarecimento de dúvidas a respeito do Programa e do Processo de Seleção podem ser obtidas em http://pet-tecnologias.blogspot.com.br/, Manual de Orientações Básicas do Programa (MOB) de Educação Tutorial e pelo email pet.tecnologias@unifesp.br.

7.2- O presente edital terá validade de 6 (seis) meses a partir da divulgação dos resultados finais, cabendo à Coordenação do grupo PET Tecnologias em Saúde, uma vez homologado pela Pró-Reitoria de Graduação, a decisão de chamar mais candidatos aprovados, obedecendo a ordem de classificação no processo de seleção, de acordo com as necessidades do grupo e interesse do candidato convocado.

7.3- O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de aluno bolsista, conforme preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição e tenha participado das reuniões e atividades do PET Tecnologias em Saúde ao longo do período.

7.4- No caso de não bolsista que já tenha participado do PET como bolsista, este só poderá ocupar a vaga de bolsista caso não haja nenhum outro não bolsista que atenda às exigências do item 7.3, independente da sua classificação no processo seletivo.

 

São Paulo, 30 de Junho de 2023

 

Grupo PET Tecnologias em Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário