Editais


Universidade Federal de São Paulo
Pró-Reitoria de Graduação - Programa de Educação Tutorial
Escola Paulista de Medicina - PET Tecnologias

Edital n° 9 de 10 de Março de 2017

PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA PARA O
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET TECNOLOGIAS


1. INFORMAÇÕES GERAIS


1.1- O Programa de Educação Tutorial (PET) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), sob gestão do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM), é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, organizados em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada.

1.2- As atividades serão desenvolvidas em acordo com a projeto do grupo PET Tecnologias – EPM/UNIFESP "Formação Ampliada e Interdisciplinar em Ciências Exatas para Estudantes da Área da Saúde. Esta proposta pretende contribuir para o enfrentamento do desafio de ensinar, discutir, refletir e divulgar temas ligados às áreas tradicionais do conhecimento como Física, Química, Matemática e Computação de uma maneira inovadora entre estudantes da área da Saúde e a comunidade, usando como temática o funcionamento do corpo humano

1.3- O aluno bolsista do grupo PET receberá mensalmente uma bolsa no valor compatível com a política nacional de Iniciação Científica.



1.4- Os alunos bolsistas e voluntários (não bolsistas), após o tempo mínimo de 6 (seis) meses de participação efetiva e comprovada no programa, farão juz a um certificado em modelo nacional adotado pelo MEC correspondente ao período de participação no grupo, emitido pela Universidade.



1.5- As recomendações do Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial (portal.mec.gov.br › PET) constituem parte integrante deste Edital, na medida que apresentam o programa e orientam os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios. Recomenda-se sua leitura para conhecimento destas informações.



2. DAS VAGAS E INSCRIÇÕES

2.1- Serão oferecida(s) 6 (seis) vaga(s) para voluntário(s) (não bolsistas).

2.2- As inscrições serão realizadas no período de 15 de março à 29 de março de 2017 (prorrogadas até 05 de abril de 2017). A inscrição será efetivada após:

a. Preenchimento e submissão da Ficha de inscrição, disponibilizada no site http://pet-tecnologias.blogspot.com.br/
b. Submissão do histórico escolar, obtido pela internet, via e-mail para pet.tecnologias@unifesp.br.



3. DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO


3.1- Para inscrição no processo de seleção, o(a) candidato(a) deverá estar devidamente matriculado em um dos cursos de graduação tecnológica da EPM, a saber:
a. Curso Superior de Tecnologia Oftálmica
b. Curso Superior de Tecnologia em Radiologia
c. Curso Superior de Tecnologia em Informática em Saúde


4. DOS REQUISITOS PARA EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA

4.1- Ter sido aprovado no processo de seleção.

4.3- Ter disponibilidade para dedicar 20 (vinte) horas semanais às atividades do grupo PET.

4.3- No caso dos bolsistas, não acumular bolsa de outro programa ou projeto, exceto as bolsas de caráter sócio-econômico.

4.4- Entregar toda a documentação necessária no prazo estabelecido pela Coordenação do grupo PET.



5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

5.1- Os inscritos serão classificados obedencendo a análise do(a):
a. Histórico escolar, com preferência para estudantes com bom desempenho geral comprovado pelo coeficiente de rendimento acadêmico (CR). No caso de alunos ingressantes em 2017, classificação e desempenho (nota) no SISU;
b. Carta de justificativa apresentada no ato da inscrição;
c. Entrevista a ser realizada no dia 07 de abril de 2017 (6a. feira) às 14:30h na sala PET Tecnologias - Rua Botucatu, 862 – Ed. José Leal Prado - Térreo (ala esquerda). Na entrevista o(a) candidato(a) participará de atividades específicas para avaliar suas competências acadêmicas e será arguido(a) pela Comissão de Seleção a respeito dos seus interesses e expectativas para participar do PET.  


6. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

6.1- A Comissão de Seleção será presidida pela Tutora do Grupo PET Tecnologias e terá a participação de pelo menos mais um docente ou técnico-administrativo do quadro permanente do UNIFESP, atuante nas atividades didáticas dos Cursos Superiores de Tecnologia, além de um discente representante dos bolsistas do programa.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS


7.1- Informações detalhadas sobre o funcionamento e atividades a serem desenvolvidas no grupo PET Tecnologias e esclarecimento de dúvidas a respeito do Programa e do Processo de Seleção podem ser obtidas em http://pet-tecnologias.blogspot.com.br/, Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial e pelo email pet.tecnologias@unifesp.br.


7.2- O presente edital terá validade de 6 (seis) meses a partir da divulgação dos resultados finais. Cabendo à Coordenação do grupo PET Tecnologias, com a homologação da Pró-Reitoria de Graduação, a decisão de chamar mais candidatos aprovados, obedecendo a ordem de classificação no processo de seleção e condicionado à participação nas atividades do grupo durante esse período.


7.3- O aluno não bolsista terá prioridade para substituição de aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.


São Paulo, 10 de março de 2017

Grupo PET Tecnologias

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